Voar com constipação

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Voar com constipação, para muitos, pode dar a impressão que não deve ser muito perigoso. Entretanto, dependendo do quadro clínico, retornar o país de origem após férias ou viajar para outra região para um período de descanso ou a trabalho, pode ser um problema.

Tosse, rinite, rouquidão. Três palavras-chave bem conhecidas que são frequentemente mencionadas em associação a uma constipação. Cada adulto na Europa Central é afetado pela constipação, em média, 1-2 vezes por ano e suporta os sintomas mais ou menos corajosamente e sempre sob o princípio orientador de que uma constipação dura cerca de uma semana.

Para viajar de avião com constipação com segurança, sem agravar o quadro clínico e sem infetar outras pessoas, é indicado utilizar um serviço de transporte aeromédico, como o oferecido pela Central de Ambulância Aérea.

Confira a seguir mais detalhes sobre este tipo de transporte, quais os perigos de voar com constipação e também leia mais sobre:

  • Voar com constipação pode ser desconfortável e, em alguns casos, pode ser perigoso.
  • A Central de Ambulância Aérea pode ajudar em caso de emergência, mesmo com uma constipação. Mas antes de voar, é importante entender o que é uma constipação e por que não é recomendável voar com ela.
  • Este artigo fornece informações detalhadas sobre o assunto, incluindo como os nossos clientes avaliam o serviço.
  • Leia mais sobre as complicações, os custos e os benefícios de usar a Central de Ambulância Aérea para voar com uma constipação.

paciente com constipação

O que é uma constipação?

A palavra constipação não deriva da comunidade médica, mas descreve geralmente um estado de saúde. Na medicina, compreende-se sob o termo coloquial constipação ou "infeção tipo gripe" uma doença infeciosa que afeta as membranas mucosas do nariz, da garganta e/ou dos brônquios.

Os desencadeadores são vírus transmitidos por pessoas já infetadas por via aérea ou como uma infeção por contacto, ou que já estão na garganta e são ativados por correntes de ar frias, por exemplo. Numa infeção dos brônquios ou das vias respiratórias, a par dos vírus, podem estar envolvidas bactérias. Nesses casos, fala-se de uma superinfeção.

Os sintomas de uma infeção gripal são muito diversificados e de forma alguma ocorrem apenas explicitamente em caso de uma constipação. Estes podem incluir:

  • Congestão nasal
  • Corrimento nasal
  • Rouquidão
  • Dor de garganta
  • Febre
  • Tosse
  • Fadiga
  • Dores de cabeça

Por vezes, as transições para outro quadro clínico são fluidas. Uma constipação pode evoluir para pneumonias, otite média ou também sinusite.

Por que é que não é aconselhável voar com constipação?

Existem pelo menos duas razões contra embarcar num avião em caso de uma doença deste tipo: por um lado, as membranas mucosas do nariz e da garganta estão inchadas. Mas é aí que se encontra a ligação ao ouvido médio. Mesmo que seja difícil de imaginar e se coloque a questão sobre o que o nariz tem a ver com os ouvidos, esta ligação serve na realidade para ventilar o ouvido médio.

Com as membranas mucosas inchadas, esta via de ligação, designada de tubo, fica parcial ou completamente obstruída. Isso é então catarro no ouvido.

O problema no voo consiste no aumento da pressão nos ouvidos na descida ou aterragem. Normalmente, ar compensação de pressão no ouvido médio pode ser estabelecida através do bocejo, de pastilha elástica ou do engolir com o nariz tapado. As gotas nasais descongestionantes tomadas meia hora antes da descolagem também podem melhorar a sensação de pressão.

Contudo, esta dica nem sempre funciona em caso de um tubo obstruído. Além disso, o ar seco na cabine do avião favorece ainda mais o inchaço das membranas mucosas. Isto pode levar ao designado barotrauma, causado pela rápida variação da pressão do ar no avião. As consequências são dores de ouvido intensas, e até danos permanentes no ouvido interno.

Normalmente, voar não é um problema em caso de uma constipação ligeira, no entanto, deve ser consultado um otorrinolaringologista, antes do voo, que decidirá se o paciente está demasiado doente para uma viagem de avião, pois um voo pode tornar-se perigoso se as membranas mucosas dos brônquios estiverem inchadas.

Frequentemente uma constipação é o início de um catarro brônquico. Em caso de catarro brônquico forma-se muco acrescido nos brônquios, que normalmente é tossido. Simultaneamente a função dos pulmões está limitada.

O muco espesso dificulta a troca de bolhas de ar nas extremidades dos brônquios. Num avião predomina uma baixa pressão de ar, que corresponde aprox. a uma altitude de 2500 m acima do nível do mar.

Para uma pessoa saudável ou ligeiramente doente isto não constitui um problema, para as pessoas com catarro brônquico pode tornar-se problemático: A baixa pressão de ar conduz ao aumento da frequência respiratória, que já é mais elevada do que o normal devido ao catarro.

Acresce uma condição de mal-estar geral devido aos outros sintomas da constipação. No pior dos casos, tudo isto pode ter um efeito negativo sobre o coração, sobretudo em caso de doenças pré-existentes, se o/a passageiro/a fuma, não pratica exercício e tiver excesso de peso.

Alternativas seguras para voar com constipação

Caso uma constipação não seja bem curada, pode, em alguns casos, ser o desencadeador de doenças graves. É por isso que normalmente é mais sensato adiar um voo próximo até que a constipação esteja superada. No entanto, por vezes, o voo é inevitável, mesmo que exista uma forte constipação.

Este é o caso, por exemplo, quando pessoas doentes estão de férias e querem voar para casa para se curarem num ambiente familiar. No entanto, uma viagem de avião pode por vezes piorar significativamente os sintomas existentes. Caso o otorrinolaringologista desaconselhe uma viagem de avião comercial, pode ser considerado um voo no avião ambulância.

Com um avião ambulância, o risco pode ser reduzido de modo que a situação de perigo pode ser classificada como menor, de forma que o passageiro possa voar para casa rapidamente e em segurança apesar da doença.

Num avião ambulância, se necessário, pode ser utilizado um designado voo ao nível do mar para evitar a queda de pressão de ar causada pela subida a altitudes mais elevadas. Por um lado, é utilizada para este fim uma cabina pressurizada reforçada, na qual a pressão atmosférica permanece abaixo do valor crítico.

Por outro lado, o voo não é efetuado nas altitudes utilizadas por aviões de passageiros.

Por um lado, isto resulta numa pressão do ouvido interno muito menor durante a aproximação da aterragem e, por outro lado, uma menor tensão nas vias respiratórias. Além disso, durante um voo ambulância estão disponíveis pessoal médico e tecnologia médica adequados para superar quaisquer situações críticas e para evitar danos consequentes para a saúde.

Quanto custa um voo de ambulância aérea para quem tem constipação?

A questão dos custos de um voo ambulância só pode ser respondida com base em dados concretos. A situação é tão diferente para cada voo ambulância que não pode haver uma resposta geral. Para o cálculo exato são importantes vários parâmetros:

  • rota de voo
  • urgência
  • estado do paciente
  • número de acompanhantes
  • transportes terrestres

Com base nestes fatores calculamos o preço para o seu transporte individual de paciente.

Vantagens da Central de Ambulância Aérea

A rápida disponibilização de um avião ambulância adequado, incluindo tripulação e pessoal médico de escolta, o equipamento com a tecnologia médica adequada, orientado para o paciente e o esclarecimento de questões das autoridades, bem como as aprovações nos aeroportos envolvidos, são algumas das vantagens de contratar a Central de Ambulância Aérea.

Tudo isso são processos, com os quais a central de voos ambulância está muito familiarizada. Afinal, possui anos de experiência nesta matéria e estabeleceu uma excelente rede para organizar um voo ambulância mesmo num prazo de um dia.

Avaliação dos clientes da Central de Ambulância Aérea

depoimento de cliente da central de ambulância aérea

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